As formas de pagamentos com os cartões evoluem para facilitar e melhorar como um todo, cada vez mais a vida dos usuários. O modo de pagamento por aproximação tem evitado a clonagem de cartões, este golpe é realizado quando a máquina de cartões é alterada com um dispositivo para a clonagem, ao inserir o cartão o mesmo pode ter os dados copiados.

Cartões com a tecnologia NFC permitem o pagamento por aproximação, o que evita o golpe de cópia e até mesmo qualquer contato. Os pagamentos por aproximação tem o limite de R$50 para compras sem o uso de senha, é só aproximar o cartão da máquina e o valor estará pago.

Essa facilidade fez com que surgisse outro golpe, em locais públicos os golpistas passam com as maquinetas escondidas em bolsas, mochilas, sacolas, etc. Aproximando das bolsas e carteiras das vítimas e assim realizam a “cobrança” do valor máximo de R$50 (que não solicita senha para liberação).

Para evitar episódios como estes, é indicado que a modalidade fique desabilitada no App do banco e liberar somente quando for usar, dessa forma é garantido que nenhum valor estranho irá aparecer na sua fatura.