Que os serviços financeiros estão se popularizando, todo mundo já sabe, mas com o avanço da tecnologia, novas (e práticas) opções estão surgindo.

No momento de escolher a sua conta, onde irá colocar o seu dinheiro, diversas reflexões podem surgir, certo? Como: de um lado eu tenho produtos atrativos e do outro uma solução completa. Sim, e todos os pontos devem ser levados em consideração de acordo com a realidade de cada um.

Com as fintechs – que são empresas de tecnologia do ramo financeiro – surgiram novos tipos de contas, por isso vamos te contar as principais diferenças entre elas, para acabar com as dúvidas que você pode ter.

Conta Corrente

Essa é a mais conhecida entre os brasileiros, faz parte do pacote de serviços dos bancos tradicionais. A conta corrente pode ser aberta em bancos comerciais, pode ser gratuita ou ser parte de um pacote com tarifas que variam de acordo com os serviços oferecidos.

Ela permite a movimentação frequente do usuário com o seu dinheiro, seja ele salário, depósitos e transferências.

Importante: Os bancos que ofertam conta corrente, podem utilizar o saldo de seus clientes para realizar empréstimos a tomadores de crédito, o lucro nesta modalidade de conta não é dividido com o usuário :( mas calma, não precisa se preocupar, e correr para tirar o seu dinheiro da conta, o Banco Central garante que todos os bancos cumpram com os pedidos de saques a qualquer momento, ou seja, seu dinheiro está seguro :)

Conta Pagamento

Já uma conta pagamento é uma plataforma, mais conhecida como meio de pagamento ou carteira digital, é administrada por uma empresa que presta serviços financeiros e tem a tecnologia como aliada, são elas mesmas: as fintechs.

A carteira digital permite que seus usuários realizem pagamentos de contas, transações realizadas com cartão (crédito/débito), e transferências (TED/DOC e PIX). 

Esse tipo de conta faz sucesso por conta da facilidade, desde a abertura da conta, a realização das operações até o relacionamento/atendimento, tudo é feito de forma digital, proporcionando total praticidade para a vida do cliente.

Diferente da Conta Corrente convencional, uma instituição de pagamento não pode utilizar livremente o saldo de seus clientes. A única permissão é com a aplicação do dinheiro em títulos públicos federais, então, mesmo estes títulos não sendo assegurados pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), ainda assim, é muito seguro por serem títulos federais.

As contas pagamento podem ser classificadas como:

  • pré-pagas – disponíveis para realização de pagamentos com um valor designado antecipadamente pelo usuário;
  • pós-pagas – não dependem de um valor antecipado, pois são utilizadas com cartões de crédito.

Conta Digital

Esta é uma opção de conta bancária 100% digital, é gerenciada de forma online, sua abertura e encerramento são feitos direto pelo aplicativo do banco da conta, sem que o usuário precise ir até uma agência física. Então, em resumo, uma conta corrente e uma carteira digital, também podem ser contas digitais. 

Além da facilidade e praticidade, essas contas costumam ser gratuitas. Com características bem parecidas com a de uma conta corrente tradicional, uma conta digital se destaca por oferecer pacotes específicos de produtos.

Alguns pontos bem legais para você saber :)

Serviços da Conta Corrente Benefícios da Conta Pagamento Para abertura de uma conta digital
Utilização de cheques É possível realizar todo procedimento pela internet Ter um smartphone e baixar o App
Transferência de dinheiro Não é preciso pagar manutenção Enviar uma cópia digital dos documentos solicitados
Saques e depósitos em caixas eletrônicos Bancos 24h são autorizados a disponibilizar a função saque Enviar uma selfie com o documento de identificação aparente
Aquisição de produtos e serviços Pagamento de contas pelo aplicativo Criar uma assinatura digital
Investimentos